Área do Paciente

Utilize seus dados para efetuar o login

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Não possui uma senha? Entre em contato

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha

Não possui uma senha? Entre em contato
×

A importância de se exercitar a memória

            A partir de certa idade, nosso corpo começa a sofrer mudanças naturais que acabam por debilitar certas habilidades que possuímos. Uma delas, que afeta diretamente o nosso dia-a-dia, é a memória.

            Nossa memória é aquilo que nos faz quem somos. É a nossa capacidade de recordar dados e acessá-los quando considerarmos necessário. Aprendizados, relações, experiências que adquirimos ao longo da vida são possíveis justamente pela habilidade da memória.

            Porém, com o passar dos anos, vamos ficando com a memória cada vez mais debilitada. Esse é um processo natural. Pense num músculo: Quanto mais nos exercitamos e nos mantemos ativos, mais fortes ficam os músculos do nosso corpo, o que retarda a deterioração dos mesmos. Com a memória, o princípio é o mesmo, quanto mais você a exercitar, por mais tempo você a preservará.

            Mas como exercitar a memória? Vamos te ajudar.

            Experimente exercícios simples, como palavras-cruzadas e sudoku. Além de estimularem o raciocínio lógico, eles forçam a sua cabeça a lembrar de palavras e cálculos simples. Assim, você ajuda a reforçar a atividade dos neurônios.

            Você também pode quebrar a rotina. Simples assim. Utilize um caminho diferente do que está acostumado para ir ao trabalho, vá a um supermercado novo para fazer as compras do mês. Tenha em mente que o seu cérebro gosta de novidade. Ao sair da sua rotina diária, você estimula a sua mente a sair do “piloto automático”.

            Outra boa medida é cuidar da saúdo do seu corpo. Afinal, a saúde mental depende diretamente da física. Através da realização de exercícios físicos você reduz a chance de doenças que podem afetar o cérebro, protegendo sua memória e toda a sua cognição.

            Por fim, mantenha sempre uma alimentação saudável e equilibrada. Conforme falamos anteriormente, você precisa de um corpo saudável para garantir uma mente saudável. Consulte um nutricionista e elabore uma dieta adequada à sua realidade. Tente não exagerar na bebida alcóolica também, uma vez que ela provoca desidratação no cérebro, fazendo com que ocorra a morte de neurônios.

            Gostou do post de hoje? Lembre-se de procurar um médico caso sinta que a sua memória tem atrapalhado o seu dia-a-dia. Ele pode recomendar soluções mais certeiras para o seu caso.

            Comente abaixo as suas estratégias para manter a memória ativa! Adoramos o retorno de vocês a cada postagem!